Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

PORTO SEGURO, BA

Depois de enfrentar 11h30min de viagem entre Salvador e Porto Seguro, ainda tive de enfrentar o mal tempo da cidade mais antiga do país. Após um rápido cochilo no hotel, era hora de fazer o reconhecimento do local e devo dizer que nada vi de surpreendente na Passarela do álcool. 

Centro Histórico
A tal Passarela nada mais é do que as primeiras construções no litoral brasileiro, que se tornaram bares ou restaurantes. Não quero ser injusta com essa terra e espero eu o lugar seja bem mais animado durante o carnaval/ verão. Contudo, fiquei muito chateada em ver como a cidade peca quanto à infraestrutura. Não há conservação de praças, calçadas e ruas. De acordo com um morador, as pinturas das pequenas construções da Passarela do álcool foram feitas pela empresa de tintas Suvinil.
Fiz um passeio a Trancoso e Arraial d´Ajuda e esse rápido passeio me deu apenas o que tinha visto até agora: história e muito mar. O grupo com o qual eu estava ficou na segunda praia de Trancoso, a Praia dos Nativos. Quando a maré está baixa, é possível ir até uns 40m mar adentro. Infelizmente não tive sorte, pois o mar estava bem agitado, mas era clara a extensão do banco de areia. Bela vista! Como não fui preparada para banho de mar, aproveitei para superar meu medo de andar a cavalo e fiz um passeio de 40 minutos pela praia. Sonho! Tudo bem que o Paulinho, dono dos cavalos, não soltou a cordinha de guia em momento algum, mas acho que me sai muito bem. 

Como não poderia ser diferente, viajo sozinha, mas nunca permaneço assim. Durante o passeio, me agreguei a duas senhoras de São Paulo. Conversa vai, conversa vem… pessoas muito interessantes. A-DO-RO!! Nós três concordamos que o maior problema desse passeio foi o tempo que ficamos na praia de Trancoso. Quatro horas para almoçar e tomar banho de mar é muita coisa. Poderíamos ter aproveitado pelo menos 1 hora dessas em Arraial d’Ajuda, onde ficamos apenas 30 minutos. Pouco foi aproveitado em Arraial. Apenas ficamos no centro da cidade, onde se encontra a Igreja e algumas lojas de artesanato. A cidade em si é bem pequena e acredito que as praias – mais uma vez- sejam a principal atração de Arraial. Infelizmente não consegui visitar nenhuma.
Voltando a Porto Seguro, o dia amanheceu fechado de novo e apenas pude ir ao Centro Histórico. A pequeníssima vila com grandes construções de meados de 1500 tem seu charme, mas pode ser explorada em uma hora no máximo para quem não entra em todas as lojas de artesanato. Nessa parte é possível ver e sentir o aroma do cacau torrado que vira o chocolate. Eu usei uma escadaria que leva até o centro histórico e mais uma vez testemunhei o descaso com o local. Os degraus estão repletos de mato. Pode-se dizer que é um acesso perigoso, se não fosse o carro policial que estava a alguns metros. Há também um mirante de ruinas que está completamente tomado pela mata. Triste ver aqueles canhões sofrendo o descaso, quando poderiam ser mais um ponto de visitação.
Realmente não fui muito feliz com o período que escolhi para ir a Porto Seguro e, como disse, espero não ter sido tão injusta nessa pequena resenha. A última cidade desse roteiro me serviu para realmente descansar nessas férias. Dormia cedo e acordar cedíssimo. De qualquer forma, cumpri com todos os meus objetivos na cidade. Então, posso dizer que a viagem valeu no final das contas; Porém, não é um lugar que me deixou com o gostinho de quero mais.

 

2 comentários:

  1. Qual foi o mês da sua visita? ? Estamos indo semana que vem. .. espero que não chova tanto rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa.
    Fui em junho. É eu sei! Loucura! Mas mesmo assim ainda peguei bastante sol em Porto Seguro. O maior problema mesmo foi ver como a cidade é mal cuidada.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...