Páginas

sábado, 8 de setembro de 2012

BOLO PRESTÍGIO



A minha loucura na cozinha não tem limites e depois do meu amado pedir um bolo para o fim de semana que ele veio passar aqui em casa, decidi incrementar e fiz o BOLO DE PRESTÍGIO, utilizando algumas boas técnicas. Mas como nada na minha cozinha é normal e sempre há uma desventura, primeiro vou narrar o caminho até o belo bolo apresentado.

Como não sou boa com bolos - eles sempre solam- optei por tentar fazer um bolo de mistura pronta. Também trouxe os saquinhos de coco ralados (sempre tendo certeza de que é para não ficar com gosto de sabão fresco - de olho na data de fabricação) e a farinha de trigo. Como eu já tinha as barras de chocolate e uma lata de leite condensado em casa, não me preocupei. 
Assim que cheguei em casa, foi uma jornada encontrar os misturadores da minha batedeira. Eu e minha mãe procuramos por quase 1 hora. Quando eu finalmente desisti de fazer o bolo por causa do estresse, me lembrei de procurar numa gavetinha bendita dentro do armário e lá estavam eles. Assim, voltei com tudo e ao começar a ler as instruções da massa pronta, vi que precisaria de um tabuleiro redondo de menos de 30 cm e eu só tinha o de 40 cm. Claro que a história não ia dar certo e ao tirar o bolo do forno, vi que este estava torno (meu piso é desnivelado) e não ficou na altura que deveria. Parti para o plano B e encontrei essa receita prática de bolo de chocolate na internet. 

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
4 ovos
1 pitada de sal
3/4 xícara de óleo 


Isso já eram 22h e quando eu abri a geladeira, vi que aquele era o momento da verdade, pois estava prestes a usar os 4 últimos ovos de casa. Respirei fundo e fiz a receita. 

Primeiro peneire todos os ingredientes secos em uma tigela (onde vai bater a massa). Depois colo os outros ingredientes e deixe batendo em velocidade média. Pare de bater às vezes para poder misturar melhor os ingredientes secos que ficam no fundo. Unte e polvilhe o tabuleiro e preaqueça o forno em 180º. 

Foto de celular

Feito isso tudo coloquei o bolo no forno com uma colher sob o tabuleiro com a esperança de nivela-lo… e não é que deu certo? Bolo assado e lindo. Enquanto ele esfriava, era hora de fazer o recheio de coco. 

1 pct e meio de coco ralado grande
1 lata de leite condensado

Misture bem tudo e reserve para que coco possa absorver o leite condensado. 




Na hora de montar o bolo…
Desenforme o bolo e o coloque sobre um prato grande e o corte no meio. Volte parte do bolo para o tabuleiro (não o lave) e espalhe o recheio de coco.

Foi nessa hora q eu percebi para um tabuleiro de 40cm precisaria de duas latas de leite condensado. Procurei e nada achei. Corri até minha dispensa externa: a casa da tia Mirinha e pedi uma lata. Voltei, misturei ao coco que ainda tinha (comprei 3 pacotes grandes). Terminei o recheio.

Tampe o bolo com a outra metade do bolo e aperte bem para nivelar o bolo e para que as camadas também possam absorver o leite condensado.

Eu fui um pouco mais longe e também molhei as camadas com um pouco de guaraná. Forrei o tabuleiro com papel alumínio e levei a geladeira por um tempo. Isso ajuda as camadas do bolo a se alinharem e quando desenforma-lo novamente, será mais fácil para passar a cobertura. Para a cobertura…

3 barras de chocolate ao leite
1 caixa de creme de leite fresco

Derreta as barras em banho-maria, retire do fogo e misture o creme de leite. Reserve.
Desenforme o bolo em um prato e espalhe a cobertura sempre por cima. Espalhe pelos lados o creme que for caindo. Fica mais fácil.

Perfeito… Bolo lindo e pronto para ser devorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...